joão nunes de ornelas arquitecto  


A bancada inclui um troço central coberto por pala metálica onde se situa a bancada de honra e é apoiada por café e dois núcleos de i.s.
Foram ainda consideradas salas para espectadores diferenciados (sala VIP e sala de imprensa) bem como lugares para pessoas com mobilidade condicionada e respectivos acompanhantes.
A imagem e linguagem arquitectónica adoptadas procuram evidenciar a distribuição dos diferentes espaços e serviços, marcando com clareza as diferentes entradas. Os sistemas construtivos adoptados são correntes e os materiais duráveis e de fácil manutenção.
O edifício é maioritariamente constituído por betão aparente, evidenciando-se um plano revestido a pedra da região (Sienito) que comunica com a rua, donde por sua vez se destacam dois volumes revestidos a painéis de resina fenólica que têm a aparência de madeira laminada clara.
O plano em pedra é rasgado por horizontais janelas a partir das quais a luz se escoa para vestiários, balneários e demais instalações. Quando necessário prevê-se o recurso a vidro fosco como garantia de privacidade para atletas. A estereotomia irregular e vibrante do plano de pedra, marcada por uma forte horizontalidade (só as juntas horizontais são visíveis), transmite à fachada “movimento” -  tema do presente equipamento.
A fachada voltada para o terreno desportivo constitui-se de um plano cinzento azulado que limita o corredor e do qual sobressaem as arrecadações com aparência de madeira criando descontinuidade  e dinamismo.

autoria: João Ornelas
colaboração: Helena Fernandes, David Serra, Cristiana Esteves

 
  sadfdfsgdsgsfdgdsfgsfdgsdfgdsfgdsfrrfggggggggggg projectos curriculo contactos