joão nunes de ornelas arquitecto  


Edifício do posto territorial de Aljezur

O projecto do Posto Territorial de Aljezur foi concebido de acordo com o programa fornecido pela Guarda Nacional Republicana.
Dado tratar-se de uma instituição cujo funcionamento não depende da C.M.Aljezur, optou-se por quebrar a ligação que unia o corpo principal do edifício ao volume anexo, que desta forma pode constituir um edifício autónomo a ocupar com as instalações do Posto territorial de Aljezur.

Adaptação do edifício da escola C+S – elementos a manter e a remover

Do edifício existente prevê-se a manutenção da estrutura na sua quase totalidade: considera-se apenas a remoção de alguns apêndices, a regularização do perímetro do volume a adaptar a Posto Territorial (incluindo a supressão da ligação ao edifício paralelipipédico), a adição de 1 elevador e a abertura de negativos na laje do piso 1 no espaço do átrio. Prevê-se igualmente a ampliação pontual da estrutura (corpos revestidos a madeira que se projectam para fora da fachada).
O interior do edifício será mantido sempre que possível, a sua compartimentação será feita por meio de painéis em policarbonato e estantes numa lógica de open-space. Parte das paredes exteriores poderá ser mantida caso se verifique que se encontram em bom estado e são capazes de garantir conforto térmico no interior do edifício. Dois muretes prolongam as paredes exteriores até ao nível da cota de cumeeira dos telhados que ficam ocultos.
O piso -1 será removido (à excepção da estrutura) dando lugar a um espaço exterior coberto e permitindo a suspensão do topo norte do edifício.

 
  sadfdfsgdsgsfdgdsfgsfdgsdfgdsfgdsfrrfggggggggggg projectos curriculo contactos