Este projecto responde à necessidade da construção de uma escola do ensino básico do 1º ciclo em Odeceixe para uma população de 50 alunos repartida em duas turmas de 25 cada.
O espaço do refeitório deverá ainda acolher a população proveniente do jardim de infância construído em lote adjacente ao lote onde se pretende construir a escola.
O terreno pode subdividir-se numa zona com pinheiros e outra desprovida de árvores cuja fronteira define uma diagonal estruturante para o desenho do edifício e espaços exteriores.
O tema do projecto é o pinhal que caracteriza não só a área de intervenção mas toda a envolvente e cuja presença é muito bela e agradável. O edifício não constitui uma descontinuidade para o pinhal porque o integra nos pátios interiores, o mimetiza nos pilares levemente oblíquos “aleatoriamente” semeados, o reflecte nos envidraçados e recebe a sombra dos seus pinheiros em muros brancos que o envolvem criando um ambiente protegido e seguro para as crianças. As sombras que os troncos dos pinheiros projectam nos muros criam um efeito de “orgânico código de barras” que juntamente com os reflexos produzidos pelas superfícies envidraçadas diluem o edifício no pinhal.
Autoria: João Ornelas e Pedro Rodrigues
colaboração: idem |