joão nunes de ornelas arquitecto  



 

Este estudo teve por objectivo dotar a Freguesia com uma infra-estrutura desportiva integrando um Campo Polidesportivo e respectivas instalações de apoio, onde se pudessem  desenrolar competições desportivas (futebol de salão, voleibol, basquetebol e andebol) cumprindo todos os requisitos legais para esse fim e sendo compatível com uma utilização intensa de público em geral na componente de desporto lazer. O equipamento em questão compreende campo de jogos (polidesportivo), vestiários/balneários para atletas e árbitros, bar e instalações sanitárias e bancadas com 445 lugares sentados.
Foi mantida a localização do campo desportivo no lado norte da área de intervenção situando desta forma a Sul as Instalações de apoio/Bancadas e mantendo a entrada no recinto desportivo na posição original (a partir da rua principal).
O recinto desportivo é totalmente fechado e visualmente impermeável. Os seus limites são: a Poente e Nascente contruções pré-existentes, embora com o alteamento de alguns troços do muro Nascente, a Sul o Edifício de Apoio/Bancada (com leitura de muro a partir do exterior) e a Norte um muro resultante do alteamento (muito significativo) do muro existente no qual se recorta a entrada (única) no recinto desportivo.
O edifício estabelece continuidade com a envolvente assumindo uma presença discreta (dois “muros” brancos alinhados pela cércea de construções vizinhas).  
Autoria: João Ornelas
Colaboração: Ana Martins

 
  sadfdfsgdsgsfdgdsfgsfdgsdfgdsfgdsfrrfggggggggggg projectos curriculo contactos