joão nunes de ornelas arquitecto  


5 Arranjos exteriores

Os espaços exteriores estão muito condicionados ao irregular perímetro do lote, sua exiguidade e sua relação com o edifício que gera alguns espaços residuais de dimensão pouco expressiva do lado norte, uma faixa compreendida entre a fachada poente do edifício e a rua que lhe dá acesso onde acontece o espaço de recreio livre do jardim de infância e uma área de recreio informal situada em frente ao refeitório e a separação do edifício em duas grandes áreas: a área de recreio livre da escola EBI do lado sul e a área que compreende parque infantil e hortas pedagógicas situada a norte junto ao conjunto de moradias que está envolvido pelo recinto escolar.

A transição interior/exterior é de um modo geral muito fluida devido à existência de envidraçados e à escolha de pavimentos muito semelhantes (pelo menos do ponto de vista cromático) e em certos casos iguais, para exterior e interior.
Cada uma destas grandes áreas está equipada com uma arrecadação de apoio aos espaços exteriores.
O pavimento dominante é betonilha esquartelada: cobre todo o recinto à excepção das áreas verdes, hortas pedagógicas e parques infantis.

O recreio livre compreendido entre o corpo que se estende para nascente (EBI) e outro corpo perpendicular ao primeiro (Jardim de Infância) é a área maior incluindo espaço de recreio coberto e zona arborizada. É através deste espaço que se tem acesso ao actual campo de jogos.

 

 
  sadfdfsgdsgsfdgdsfgsfdgsdfgdsfgdsfrrfggggggggggg projectos curriculo contactos