|
2 Implantação/acessos
O local de intervenção está integrado numa zona essencialmente habitacional (moradias unifamiliares), comunicando com a rua que lhe dá acesso e que faz parte de um loteamento a poente e com terrenos com construção pouco densa (pavilhão, “armazém” e um campo de jogos que apoiará a prática desportiva da escola) a norte nascente e sul. Dos lados norte e nascente o terreno envolvente situa-se a uma cota significativamente superior à do terreno actual e à cota do terreno modelado (de acordo com a solução proposta). O desnível é actualmente resolvido com talude propondo-se em sua substituição um muro de suporte – solução menos económica mas inevitável dadas as reduzidas dimensões e irregularidade do perímetro da área para a implantação do complexo escolar (não existem margens entre o edifício e os limites do terreno que permitam a execução de taludes e as áreas dos espaços exteriores são também extremamente reduzidas mesmo optando por muros de suporte).
O edifício e todo o recinto escolar comunicam com o exterior através da rua que os limita a poente a partir da qual se efectuam todos os acessos (entrada principal e entradas de serviço/automóveis) à excepção da ligação ao campo de jogos que deverá funcionar também como acesso a veículos ao espaço de recreio livre quando necessário (nomeadamente viaturas de emergência: bombeiros, ambulâncias).
A fachada poente é aquela que tem visibilidade a partir do exterior dado que as outras estão orientadas para terrenos aparentemente menos acessíveis e circulados. Apesar das vistas não serem particularmente interessantes o edifício é bastante aberto ao exterior tirando partido da baixa altura da construção envolvente dominante (moradias) para a sua ampla iluminação controlada por sistema de sombreamento em ripado de madeira (que assume também funções de segurança anti-intrusão impossibilitando igualmente a saída não controlada de crianças). A entrada de serviço, situada na proximidade da cozinha permite o abastecimento da mesma, bem como o acesso de bombeiros aos espaços exteriores da E.B. 1.
|
|