joão nunes de ornelas arquitecto  


O presente projecto visa a união de duas lojas contíguas através de um vão aberto na parede que as divide.
A operação mais profunda desta obra consiste na abertura do mesmo vão: demolição de uma parede resistente de alvenaria no rés-do-chão do edifício, construção de uma estrutura de betão armado  que servirá de apoio a duas vigas metálicas HEB 450 que suportarão a totalidade das cargas correspondentes às que descarregam no troço da parede de alvenaria a retirar.
A loja de venda de artesanato com frente para a rua de Santa Cruz do Castelo e para a rua do Recolhimento passa a comunicar com uma segunda loja com frente para a rua do Recolhimento que se assume como uma ampliação da primeira. Entre os trabalhos necessários à recuperação/alteração dos espaços em questão importa salientar: o tratamento das paredes com reboco e pintura, a pavimentação de ambas as lojas com ladrilho cerâmico, aplicação de tecto falso com “spots” embutidos para a “segunda” loja e a aplicação de caixilho em alumínio termolacado ( cor cinzenta ) no espaço anexo.

Trata-se de um tipo de trabalho que consiste essencialmente na responsabilização de um técnico (arquitecto) por uma determinada obra, para um cliente que tem já uma ideia muito definida sobre o que pretende (e não pretende mais que prolongar um espaço meia dúzia de m2 mantendo os acabamentos que foram aplicados no espaço original). Cabe ao arquitecto averiguar se existe algum impedimento à concretização das intenções do cliente, produzir os elementos necessários à conclusão do processo e assiná-los, responsabilizando-se deste modo pela obra.

autoria: João Ornelas
colaboração: Cristiana Esteves

 
  sadfdfsgdsgsfdgdsfgsfdgsdfgdsfgdsfrrfggggggggggg projectos curriculo contactos